Freguesia de Palme

Igreja Paroquial de Palme

Igreja Paroquial de Palme

A atual Igreja Paroquial veio substituir a antiga que se localizava mais abaixo,no sítio das Cachadas,onde apareceu uma sepultura de casula (em forma de pia) de um frade. Neste sítio localiza-se a Quinta do Calvário ou do Calheiros, pertencente aos herdeiros de Maria Angelina Ferreira Carmo Calheiros da Silva que foi casada com o Dr. Porfírio da Silva, também já falecido e que foi notário em Barcelos.

A atual Igreja Paroquial foi mandada construir nos inícios do século XVIII por Simão de Sá, Manuel Luís e Pascoal Domingues. Foi mestre pedreiro desta obra, Domingos Cardoso que, não cumprindo com o que estava inicialmente planeado, foi obrigado a recompor as faltas e a pagar de multa a quantia de 17500 réis. Nesta questão que terminou em 5 de setembro de 1727, participou o Juíz de Fora de Barcelos, Dr. Manuel de Carvalho Pais e os louvados Francisco Pereira, da freguesia de Vila Boa e André Lourenço, da cidade de Viana do Castelo.

Na fachada desta Igreja, por cima de uma arquitrave, há um pequeno nicho, com a imagem em pedra do padroeiro Santo André, tendo na peanha a data de 1725. Segundo Teotónio da Fonseca, aquela pequena imagem devia ter pertencido ao edifício da antiga Igreja. Do lado esquerdo, ergue-se a torre, alta e quadrangular para os sinos. A capela-mor forrada, outrora, a madeira pintada, tendo ao centro a imagem do padroeiro,tem as paredes revestidas a azulejo. O altar tem um retábulo antigo. O corpo da Igreja possui cinco altares laterais, três antigos e dois modernos. Do lado direito, tem a capela da Senhora do Perpétuo Socorro e Santo António, mandada construir por António de Sá Palme, com alta moderno , mandada fazer em 1876.

A Igreja tem como património valioso uma cruz de prata florenciada antiga. No seu adro, existem muitas sepulturas com tampas de pedra, onde se podiam ler os respetivos epitáfios, pois o cemitério paroquial só foi inaugurado em 1909.


  • Morada:Rua da Igreja

© 2019 Freguesia de Palme. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • FTKODE