Freguesia de Palme

Caracterização

Freguesia de Palme

Palme é uma freguesia do concelho de Barcelos, distrito de Braga, situada a 13 km da sede do concelho para Noroeste, a Norte do Rio Cávado e a Sul do Rio Neiva. Tem acesso pela Estrada Nacional 103 e pela Estrada Municipal 305. Confronta a Norte com as freguesias de Aldreu e Forjães, a Poente e Oeste com Vila Chã, a Nascente com os Feitos e a Sul com Vila Cova.
  
CARACTERIZAÇÃO

Segundo os Censos de 2011, a freguesia de Palme tem 1073 habitantes, com uma densidade populacional de 129 hab/km2, estando a população irregularmente repartida pela freguesia, com uma maior concentração nos lugares centrais da freguesia - Cerquido, Sobreiros e Aldeia.
Em 2011, 69% da população tinha a instrução básica ( e destes 39% apenas o primeiro ciclo, ou seja a antiga quarta classe), 7% concluíram o ensino secundário e apenas 2% tinha uma formação superior.
Dos 1073 residentes, 48% eram ativos, existindo uma taxa de desemprego de 10,9%. Da população a exercer atividade económica, a grande maioria ( 71%) trabalhava em atividade do setor transformador, nomeadamente na indústria e na construção civil. Os serviços empregavam 24% dos ativos, onde se englobam os trabalhadores do comércio, dos serviços de saúde, de educação, etc.. Apesar de Palme ser uma freguesia rural, apenas 5% dos ativos exerciam atividade no setor primário. Os baixos rendimentos obtidos com a exploração da terra serão a principal causa da perda de importância da agricultura na criação de emprego, que é praticada cada vez mais como uma atividade parcial e como uma fonte complementar de rendimentos,
 
MONUMENTOS
 
Não sendo uma terra rica em monumentos de grande porte, tem aquilo que muitas terras com maior dimensão não possuem : 
IGREJA PAROQUIAL - construída em 1275, com altares em talha dourada;
CRUZEIROS - Paroquial, da Aldeia ( do Senhor) , da Granja;
CAPELAS: SENHORA DOS REMÉDIOS e SENHOR DOS AFLITOS;
ALMINHAS da Agrela, da Granja, de Brirães, das Corgas, de Bustelo , do Monte;
FONTANÁRIOS e LAVADOUROS públicos.

FESTAS E ROMARIAS
 
Festa de Sto André - o padroeiro - 30 de novembro;
Senhora dos Remédios – 3.º domingo de agosto;
Festa de Sto António - no mês de Junho; 
Festa do Menino – no Natal;
Feriado Municipal - Festa das Cruzes – 3 de maio.

© 2018 Freguesia de Palme. Todos os direitos reservados.

  • FTKODE